Você está pensando em emagrecer ou então em ter uma vida mais saudável? Que tal incluir fibras na sua alimentação? Elas são ótimas aliadas contra a obesidade e diversas outras doenças.
A definição de fibras alimentares ou dietéticas (ou simplesmente fibras) ainda não foram estabelecidos, mas, segundo estudiosos e cientistas, as
fibras alimentares são substâncias de origem vegetal e quando ingeridas não são digeridas pelo sistema digestório dos seres humanos.As fibras alimentares são classificadas de acordo com a facilidade delas de se dissolverem na água. São classificadas em: fibras solúveis e fibras insolúveis.
A fibra solúvel é o tipo de fibra que se dissolve facilmente na água, e ao se dissolver na água, forma um estrutura em forma de gel. Assim como todas as fibras, a fibra solúvel também não é digerida pelo organismo, mas pode ser degradada pelas bactérias do sistema digestório.
Esse tipo de fibra é importante principalmente para os diabéticos, pois ela diminui a elevação do nível de açúcar no sangue após as refeições. Além disso ela também reduz os níveis de colesterol sanguíneo, atuando no combate de doenças cardiovasculares, e auxiliam no combate à obesidade, pois quando formam a estrutura em gel ela dá a sensação de saciedade, contribuindo a uma menor ingestão de alimentos.
As fibras solúveis são encontradas principalmente nos farelos de aveia e em leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), e podem ser encontradas também em frutas e hortaliças (espinafre, alface, rúcula).
A fibra insolúvel, como o próprio nome diz, é tipo de fibra que não é solúvel na água. Ela atua principalmente no intestino grosso, e sua principal função é a regulação do transito intestinal, por isso ela é grande aliada para auxiliar na prevenção de constipações (prisão de ventre) e de câncer do intestino.
As fibras insolúveis são encontradas principalmente em grãos integrais, farelo de trigo e verduras.
Segundo a Associação de Nutrição Americana, adultos deverem ingerir entre 20 a 35g de fibras por semana, já crianças e adolescentes soma-se a idade mais 5g. Para idosos a recomendação é de 10 a 13g de fibras.
Vale ressaltar também que para a fibra desenvolver seu papel normal você deve ingerir entre 1,5 a 2 litros de água por dia.
E aí você está comendo fibras todos os dias? Que tal comer uma salada ou um sanduiche natural agora? Deixe um comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário