Nesses primeiros meses de 2011 está tendo um surto de conjuntivite em várias cidades do estado de São Paulo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há quase 120 mil notificações de casos da doença na capital paulista do inicio de fevereiro até o dia 28 de março. E essa conjuntivite já está chegando em outros Estados, como no Rio de Janeiro. Mas o que é conjuntivite, e como se previne?
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva dos olhos (membrana que cobre o globo ocular). Pode atingir os dois olhos ou somente um deles, e a sua duração é de uma semana a 15 dias. Pode ser causada por vírus, bactérias ou alergias a substâncias.
A conjuntivite bacteriana geralmente é causada pelas bactérias da própria pele, as mais comuns são Staphylococcus e o Streptococcus.
A do tipo alérgica pode ocorrer isoladamente ou acompanhada de rinite alérgica. Não é contagiosa e é o tipo mais comum de alergia ocular. Ela é causada principalmente por ácaros, polens e poeira.
Já a conjuntivite viral é a mais agressiva, pois pode deixar sequelas e atrapalhar a visão. Ela pode ser causada por 12 tipos de virus, entre eles os mais comuns são os adenovirus (é altamente contagioso) e os enterovirus. Segundo especialistas esse surto de conjuntivite que está tendo em São Paulo é causada pela mutação do enterovírus.
Os sintomas mais comuns da conjuntivite são: vermelhidão dos olhos, inchaço das pálpebras, lacrimejamento e sensação de areia nos olhos. Esse último sintoma está presente na conjuntivite viral.
O melhor tratamento é lavar os olhos com água (filtrada ou fervida) gelada ou morna, e deixar compressas de gaze com água filtrada (se não tiver água filtrada, então ferva a água) e gelada sobre os olhos fechados por 3 a 5 minutos. Se for conjuntivite do tipo alérgica, é bom afastar a pessoa da substância que causou a alergia.
Caso a pessoa esteja com conjuntivite viral ou bacteriana é necessário que evite frequentar locais fechados com aglomerações de pessoas, piscinas e saunas; troque a fronha diariamente; não compartilhe maquiagens ou óculos.
O principal modo de se previnir contra a conjuntivite é lavar as mãos com água e sabão e utilizar o álcool em gel 70%.
E não se esqueça de sempre procurar um oftalmolgista, pois ele receitará remédios que ajudam no tratamento da conjuntivite.
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Gostei muito da matéria, inclusive sobre a questão do não compartilhamento de objetos, como precaução do contágio.
ResponderExcluirAbs,
Rita
Obrigado pelo comentário Rita.
ResponderExcluirQue bom que você gostou da matéria.
Abços, volte sempre!
me foi util
ResponderExcluir