A cistite é uma doença que acomete principalmente as mulheres. Estudos relatam que uma entre quatro mulheres terão cistite no decorrer da vida. Por isso, mulheres, cuidado!!!!!!! Homens também, mesmo ela sendo rara.
A cistite é uma inflamação ou então uma infecção da bexiga (órgão que armazena a urina produzida nos rins). Essa doença é causada principalmente por bactérias do intestino, mas pode ser causada também por radiações, fungos, virus e outros.
A principal bactéria que causa a cistite é a Escherichia coli. Com o passar do tempo essa bactéria vai se multiplicando e se não tratada pode chegar aos rins e causar pielonefrite, podendo levar a morte.
A cistite por radiação, geralmente, ocorre nos pacientes que passam por radioterapia para o tratamento de câncer. Geralmente, nas pessoas que passam por radioterapia nos órgãos pélvicos (bexiga, útero, ovários, parte dos intestino grosso e delgado) ocorre uma inflamação da bexiga, causando a cistite por radiação.
Já a cistite por fungos e vírus ocorrem nos pacientes debilitados (principalmente nos que têm o vírus HIV), pois é uma infecção oportunista.
A cistite ocorre principalmente nas mulheres por causa das características anatômicas, pois o canal urinário feminino fica próximo ao ânus e isso facilita a entrada das bactérias do trato gastrointestinal. Segundo especialistas, o uso de roupas apertadas ou uma higiene inadequada são fatores que podem causar a cistite.
Os principais sintomas são:
- Polaciúria: aumento frequente de urinar;
- necessidade urgente de urinar
- dificuldade de urinar;
- urinar em poucos volumes;
- ardência nas costas;
- febre e vômitos;
- dor e ardencia na bexiga (nos casos mais avançados);
As medidas para se prevenir a cistite são:
- Tomar pelo menos 2 litros de água;
- urinar com frequência;
- fazer uma boa higiene pessoal;
- evitar o uso de roupas muito justas.
Caso você tenha alguns dos sintomas apresentados procure um médico imediatamente, pois ele indicará qual o melhor tratamento.
Você já teve cistite, ou conhece alguém que já teve ou está com cistite? Deixe um comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário