Você já deve ter ouvido falar em bruxismo, né? Mas você sabe o que é e qual o melhor tratamento?
Por que o nome Bruxismo?
Antigamente, na época da inquisição, o bruxismo era relacionado à bruxarias. Naquela época, acreditava-se que as pessoas que faziam um barulho estranho com o ranger dos dentes enquanto dormiam estavam se comunicando com demônios ou outras bruxas. Outros acreditavam que essas pessoas foram enfeitiçadas por bruxas. Por causa disso surgiu o nome Bruxismo.
Bruxismo (também conhecido como rangido noturno), na realidade, é um hábito parafuncional (hábito atípico, que não está na função normal do organismo) de apertar ou ranger os dentes. Esse hábito pode ocorrer diurna ou noturnamente. De acordo com especialistas a principal causa do bruxismo é o elevado nível de estresse que o paciente apresenta.
Segundo pesquisas, o bruxismo acomete pessoas de qualquer idade e atinge cerca de 15% da população.
As principais consequências que o bruxismo traz são:
- Dor de cabeça;
- Dor de ouvido;
- Dores nas mandíbulas, podendo até travar;
- Osteoartrose;
- Desgaste dental.
O tratamento mais comum de se aliviarem as consequências que o bruxismo acarreta, é o uso da placa oclusal (aparelho dental removivel, feito, geralmente, de resina acrílica) antes de dormir. Essa placa impede que os dentes superiores encostem nos inferiores.
O tratamento para se tentar curar o bruxismo é através de relaxamentos, alimentação saudável, práticas de esportes e exercícios, ou seja, fazer atividades que diminuam a ansiedade e o estresse.
E aí, você tem bruxismo ou conhce alguém que tem bruxismo? Deixe um comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário