A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e parasitas.
As meningites bacterianas são as mais graves e altamente contagiosas. Dentre as bactérias, a mais grave é a ocasionada pela Neisseria meningitidis (meningococo), pois além de causar a inflamação das meninges, pode também causar uma infecção generalizada, levando a morte.
Essa doença é transmitida pelo ar, ou pelo contato de gotículas de saliva (através de espirros, tosse) da pessoa contaminada. Geralmente a bactéria se aloja na garganta do indivíduo e depois é eliminada pelo próprio organismo (com a ajuda dos anticorpos), mas nos indivíduos mais vulneráveis, ela entra na corrente sanguínea, e vai até o cérebro ou então difunde-se pelo corpo.
Os principais sintomas são:
- Febre alta;
- Dor de cabeça e rigidez da nuca (torcicolo);
- Manchas na pele;
- Vômitos
O tratamento é feito com o uso de antibióticos específicos, e sua prevenção é através de vacinas, como a bivalente, tetravalente e a monovalente, além também de evitar ambientes abafados e muito aglomerado.
Fonte:
http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/103meningite.html
http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/resp/meni_LEIGOS.htm
http://www.cives.ufrj.br/informacao/dm/dm-iv.html
Obrigado pelo comentário Emily.
ResponderExcluirEntrei no seu site, e achei os cursos interessantes.
Volte sempre!