Procure outros assuntos

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Entenda mais sobre a Febre Amarela


A febre amarela é uma doença infecciosa causada pelo Flavivírus - vírus da febre amarela. É transmitida por mosquitos e ocorre na América Central, na América do Sul e na África. Uma pessoa não transmite febre amarela diretamente para outra.

A transmissão do vírus ocorre quando o mosquito pica uma pessoa ou primata (macaco) infectados, normalmente em regiões de floresta e cerrado, e depois pica uma pessoa saudável que não tenha tomado a vacina.

Existe dois tipos de febre amarela: a silvestre, transmitida pela picada do mosquito Haemagogus , e a
urbana transmitida pela picada do Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue.

Os principais sintomas da febre amarela são: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e diarréia.

Em casos mais graves a pessoa pode apresentar: icterícia, hemorragias, comprometimento dos rins (anúria), do fígado (hepatite e coma hepático) e do pulmão e problemas cardíacos que podem levar à morte.

Se você apresentar um desses sintomas, dirija-se imediatamente ao hospital mais próximo, para evitar que as complicações da doença. Não existem medicamentos específicos para combater a doença. Basicamente, o tratamento consiste em hidratação e uso de antitérmicos que não contenham ácido acetilsalicílico, para evitar hemorragia.

Existe vacina eficaz contra a febre amarela, que deve ser renovada a cada dez anos. Nas áreas de risco, a vacinação deve ser feita a partir dos seis meses de vida.

Fonte:
http://www.cives.ufrj.br/informacao/fam/fam-iv.html
http://www.febreamarela.org.br/febreamarela.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails