Procure outros assuntos

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Conjuntivite


Nesses primeiros meses de 2011 está tendo um surto de conjuntivite em várias cidades do estado de São Paulo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há quase 120 mil notificações de casos da doença na capital paulista do inicio de fevereiro até o dia 28 de março. E essa conjuntivite já está chegando em outros Estados, como no Rio de Janeiro. Mas o que é conjuntivite, e como se previne?

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva dos olhos (membrana que cobre o globo ocular). Pode atingir os dois olhos ou somente um deles, e a sua duração é de uma semana a 15 dias. Pode ser causada por vírus, bactérias ou alergias a substâncias.

A conjuntivite bacteriana geralmente é causada pelas bactérias da própria pele, as mais comuns são Staphylococcus e o Streptococcus.

A do tipo alérgica pode ocorrer isoladamente ou acompanhada de rinite alérgica. Não é contagiosa e é o tipo mais comum de alergia ocular. Ela é causada principalmente por ácaros, polens e poeira.

Já a conjuntivite viral é a mais agressiva, pois pode deixar sequelas e atrapalhar a visão. Ela pode ser causada por 12 tipos de virus, entre eles os mais comuns são os adenovirus (é altamente contagioso) e os enterovirus. Segundo especialistas esse surto de conjuntivite que está tendo em São Paulo é causada pela mutação do enterovírus.

Os sintomas mais comuns da conjuntivite são: vermelhidão dos olhos, inchaço das pálpebras, lacrimejamento e sensação de areia nos olhos. Esse último sintoma está presente na conjuntivite viral.

O melhor tratamento é lavar os olhos com água (filtrada ou fervida) gelada ou morna, e deixar compressas de gaze com água filtrada (se não tiver água filtrada, então ferva a água) e gelada sobre os olhos fechados por 3 a 5 minutos. Se for conjuntivite do tipo alérgica, é bom afastar a pessoa da substância que causou a alergia.

Caso a pessoa esteja com conjuntivite viral ou bacteriana é necessário que evite frequentar locais fechados com aglomerações de pessoas, piscinas e saunas; troque a fronha diariamente; não compartilhe maquiagens ou óculos.

O principal modo de se previnir contra a conjuntivite é lavar as mãos com água e sabão e utilizar o álcool em gel 70%. 

E não se esqueça de sempre procurar um oftalmolgista, pois ele receitará remédios que ajudam no tratamento da conjuntivite.

Gostou da matéria? Deixe um comentário!

3 comentários:

  1. Gostei muito da matéria, inclusive sobre a questão do não compartilhamento de objetos, como precaução do contágio.
    Abs,
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Rita.
    Que bom que você gostou da matéria.

    Abços, volte sempre!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails