Procure outros assuntos

sábado, 12 de dezembro de 2009

Doença celíaca

A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten (proteína encontrada no trigo, na aveia, na cevada e outros grãos) e ocorre em indivíduos geneticamente predispostos a essa doença. É caracterizada pela atrofia da musculatura do intestino delgado, causando má-absorção de
nutrientes.

Ela se apresenta em três formas:

Clássica: ocorre nos primeiros anos de vida, caracteriza-se pela presença de diarréias, vômitos, déficit no crescimento, anorexia.

Não clássica: essa forma apresenta manifestação monossintomático ou então paucissintomático (quando as alterações no trato digestório estão ausentes), caracteriza-se por anemia, osteoporose, baixo ganho de peso e estatura.

Assintomática: neste caso são feitos exames, nos familiares dos indivíduos que apresentam a doença, através de marcadores sorológicos ou através da biopsia do intestino delgado.

O tratamento é dietético e consiste em excluir da dieta, do indivíduo, os alimentos que contém glúten. É importante ressaltar que o glúten não desaparece em alimentos assados ou cozidos, por isso deve-se excluir definitivamente os alimentos que o contém.

Os alimentos que não contêm glúten são: fubá de milho, arroz, mandioca, soja e batata.

Caso você tenha essa doença, procure um nutricionista.

Vale ressaltar que se não for tratada essa doença pode matar.

Fonte:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572001000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

http://www.acelbra.org.br/2004/doencaceliaca.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails