
A hepatite B é uma doença infecciosa causada pelo vírus HVB, que provoca inflamação no fígado. Estima-se que mais de 50% da população mundial já foi contaminada. No Brasil, 15% da população já foi contaminada sendo que 1% é portadora crônica.
Geralmente é transmitida sexualmente, podendo também ser transmitida através de seringas e agulhas contaminadas. Por isso deve-se sempre usar instrumentos esterilizados na hora de fazer uma tatuagem ou colocar piercing, por exemplo.
A hepatite B pode ser aguda ou crônica. A maioria das pessoas com a hepatite B aguda recupera totalmente. Já a hepatite B crônica, forma mais grave, pode causar doenças hepáticas, como cirrose e câncer, podendo levar à morte.
Os principais sintomas na fase aguda são: febre, dor nas articulações, náuseas, mal-estar, dor de cabeça. Na fase crônica os principais sintomas são: falta de apetite, perda de peso e fadiga.
No tratamento é utilizado fármacos, como: interferon, lamivudina entre outros. Seu objetivo é suprimir a replicação viral.
Existe também a vacina contra a hepatite B, são três doses, sendo que a primeira é aplicada logo após o nascimento.
Fonte: http://www.hepatiteb.org/whatishep2_0.html
http://www.hepcentro.com.br/hepatite_b.htm
http://www.drauziovarella.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=83
Outras matérias interessantes:
Hepatite C
Você sabe o que é cãibra?
Osteoporose
Nenhum comentário:
Postar um comentário