Procure outros assuntos

domingo, 22 de julho de 2007

Osteoporose

Osteoporose é uma das doenças mais comuns, que acomete princicipalmente as mulheres . Pode ser encontrada em 1 em cada 4 mulheres acima de 65 anos de idade.
É uma doença óssea onde há diminuição da massa óssea, deixando o osso com pequenos poros, ficando assim mais sensíveis a fraturas. Estas fraturas podem ocorrer em qualquer parte do corpo principalmente no quadril, coluna e punho. É uma doença que progride lentamente e é apresenta poucos sintomas.

Considerada um sério problema de saúde pública em relação a alta taxa de morbidade e mortalidade.

A sua prevenção deve começar desde cedo com dieta rica em cálcio e vitamina D (calciferol), exercícios físicos e exposição diária ao sol, pois 90% da massa óssea é adquirida na infÂncia e na adolescência. Até aproximadamente 30 anos existe um equilíbrio entre perdas e ganhos de massa óssea, após esta idade inicia-se a perda anual de 0,3% a 0,5% da massa óssea adquirida. Por isso, quanto mais massa óssea adquirimos mais tempo levaremos para perde-la, até o ponto crítico quando os riscos de fratura aumentam.

Tanto a falta quanto o excesso de exercícios nas mulheres pode levar a osteoporose porque o excesso de exercício diminui a taxa dos hormônios sexuais femininos (estrogênios) causando diminuição dos osteoblastos (células responsáveis pela formação dos ossos) e por conseqüência diminuição da formação e reparação dos ossos.

Referência:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Osteoporose#Preven.C3.A7.C3.A3o

http://www.medicinageriatrica.com.br/2007/01/20/saude-geriatria/a-profilaxia-da-osteoporose/

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?312

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails