Procure outros assuntos

terça-feira, 8 de abril de 2008

Entenda mais sobre a dengue


A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, também infectado pelo vírus, ou seja, a dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, e sim do mosquito para a pessoa. Atualmente, a dengue é considerada
um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

A epidemia ocorre principalmente no verão, durante ou após períodos chuvosos.

Existem quatro tipos de dengue, no Brasil, já foram encontrados a dengue tipo 1, 2 e 3. A do tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

Há também quatro formas de manifestações da dengue, as duas principais são: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco muito maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave.

O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sangüínea. A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre.

Se a dengue não for tratada imediatamente pode levar a morte. Por isso ao ser observado o primeiro sintoma, deve-se buscar orientação médica no posto de saúde mais próximo.

3 comentários:

  1. Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Livros e Revistas, I hope you enjoy. The address is http://livros-e-revistas.blogspot.com. A hug.

    ResponderExcluir
  2. EU VOU FAZ UM TRABALHO DE NO DIA 14 DE MAIO DA DENGUE

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte no trabalho, espero que este artigo tenha te ajudado.

    Volte sempre.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails