Procure outros assuntos

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Vitiligo, o que você precisa saber?

O Vitiligo é uma doença caracterizada pela diminuição ou falta de melanina (pigmento que dá cor à pele) em certas áreas do corpo, gerando manchas brancas nos locais afetados. É uma doença que atinge pessoas de qualquer idade, sexo, raça, clero ou costumes.


A doença foi observada pela primeira vez em 1500 A.C., acredita-se que o termo vitiligo derive de vitelius (vitelo, do grego), e indica a semelhança das manchas brancas do vitiligo com aquelas do pêlo de um bezerro.

A história natural da doença tem um curso com disseminação muito rápida (em alguns meses) e depois estabiliza, ou uma disseminação lenta pelo corpo (durante anos). Os locais sujeitos a trauma, como os cotovelos, também podem desenvolver vitiligo.

A pessoa com vitiligo apresenta manchas despigmentadas nítidas, que podem aparecer em qualquer localização da pele, mas principalmente entre os olhos, nariz, boca.

A causa da vitiligo ainda não foi diagnosticada, mas há várias teorias que explicam como a doença pode surgir, entre elas: Teoria Neural, Teoria Citotóxica e a Teoria Auto-imune (teoria mais aceita).

Segundo a Teoria Neural, os mediadores químicos (substâncias que atuam na comunicação entre os neurônios e o resto do organismo) poderiam ser tóxicos ao melanócito (célula que produze a melanina), causando a sua destruição ou então inibindo o seu crescimento.

Pela Teoria Citotóxica, os metabólitos (produto do metabolismo das substâncias presentes no organismo) formados na síntese e na degradação da melanina podem ser tóxicos aos melanócitos.

A Teoria auto-imune consiste na formação de anticorpos que atacam e destroem o melanócito ou inibem a produção de melanina. Parece estar associado a outras doenças auto-imunes, como diabetes e doenças da tireóide.

Os tratamentos convencionais são longos e geralmente envolvem aplicações de pomadas à base de corticóides, loções e fototerapia (exposição ao sol com uso de substâncias fotossensibilizantes). Raramente ocorre cura definitiva das lesões, pois há áreas que apresentam maior dificuldade de recuperar a pigmentação.

Fonte:
http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=74
http://www.scielo.br/pdf/abd/v80n6/v80n06a09.pdf
http://www.vitiligo.com.br/vit_vis.aspx
http://www.vitiligo.med.br/o_que_e_vitiligo.php



3 comentários:

  1. Gostaria que vc postasse informações sobre as Teoria neural e Teoria citóxica.
    Minha mãe foi diagnosticada com hipotireoidismo e está com começo de vitiligo.
    Um grande abraço, sempre consulto o seu blog.
    Anna Maria

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna Maria,
    obrigado pelo comentário, acabei de acrescentar informações sobre essas teorias.

    Abços, volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela resposta.
    Anna Maria

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails