Procure outros assuntos

domingo, 5 de dezembro de 2010

Licopeno

Atualmente, umas das substâncias que vem se destacando é o licopeno. Mas você sabe o que é Licopeno?

O licopeno é um tipo de carotenóide (pigmento natural das plantas) que dá a cor avermelhada nas plantas. Ele é considerado um dos melhores antioxidantes para a
prevenção de câncer e da aterosclerose.

Os seres humanos não são capazes de sintetizá-lo por isso ele é obtido exclusivamente através da alimentação.O licopeno é encontrado principalmente no tomate, e pode ser encontrado também no mamão, na goiaba vermelha, na melancia, na pitanga entre outros. Ele é melhor absorvido quando o alimento é cozido, pois na hora da cocção há um rompimento na parede celular do alimento, facilitando o contato com a mucosa intestinal.

Depois de ingerido, o licopeno é encontrado principalmente no fígado, nos pulmões e na pele. De acordo com estudos o consumo de alimentos ricos em licopeno reduz o risco de câncer, principalmente o de próstata e o de pulmão. Segundo estudos da Escola de Medicina de Harvard estima-se que o consumo de duas porções de tomate cozido ou derivados por semana, em comparação com a não-ingestão, pode reduzir o risco de câncer de próstata em até 20%.

Além de prevenir contra diversos tipos de câncer, o licopeno também atua na prevenção de doenças cardiovasculares e do envelhecimento.

E você já comeu algum alimento fonte de licopeno hoje? Deixe um comentário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails