Procure outros assuntos

sábado, 18 de dezembro de 2010

Soja

Você já deve ter visto na prateleira de supermercado vários produtos a base de soja, como o suco, a farinha, o leite e outros produtos. Mas você sabe quais são os benefícios que ela pode trazer a sua saúde?

A soja é uma leguminosa que pertence à família Fabacea, e assim como o feijão, os grãos da soja também são ótimas fontes de proteínas. Além das proteínas, a soja contém também nutrientes que são capazes de
combater e reduzir riscos à diversas doenças, por isso ela é considerada um alimento funcional.

O FDA ( Food and Drugs Administration - órgão dos EUA responsável pelo controle dos alimentos e remédios) reconheceu  a importância da soja na alimentação das pessoas. Destacou que o consumo diário de 25 gramas de proteína de soja (entre 40 a 60 gramas de grãos de soja) auxilia no combate de doenças cardíacas, pois ela é rica em ômega-3 (óleo que auxilia na redução de triglicerídeos e colesterol).

A soja também é rica em isoflavonas. As isoflavonas são substâncias fitoestrogenas, ou seja, substâncias que apresentam semelhança ao estrogênio (principal hormônio feminino). Essas substâncias atuam na prevenção da osteoporese e do câncer de mama e de próstata. Por ser semelhante ao estrogênio, as isoflavonas ajudam também a reduzir os sintomas da menopausa. De acordo com estudos o consumo de 50g de soja por dia diminui em até 40% as ondas de calor intenso ocorridos na menopausa.

Além dessas substâncias, a soja também é excelente fonte de ferro, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B (clique aqui e saiba mais sobre o complexo B). É também uma excelente fonte de fibras, nutrientes que auxiliam na normalização do intestino,  no controle do diabetes tipo II e na redução do colesterol.

Abaixo segue uma receita de biscoito a base de soja.

Biscoitos casadinhos

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de soja 
250 g de margarina 
1 xícara (café) de açúcar
Geléia de frutas para rechear

Modo de preparo
Preparar um creme com a margarina e o açúcar, misturar as farinhas até formar uma massa. Abrir a massa com o auxílio de um rolo. 
Cortar a massa em rodelas, dispondo-as em assadeiras sem untar e levar ao forno em temperatura média para assar.
Os biscoitos deverão ser retirados do forno bem clarinhos.
Esperar esfriar, passar geléia nas rodelas e uni-las uma a outra.

Essa receita foi retirada deste site:
http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=1068&Itemid=38

E aí você já comeu os seus 40 gramas de soja hoje? Deixe um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails